Páginas

sexta-feira, 26 de abril de 2013

A realidade política do brasil hoje.


   O contexto político atual do Brasil é de instabilidade, pois nossa república é constituída de três poderes, judiciário, legislativo e executivo e eles não encontraram ainda um caminho de convívio em harmonia mesmo que as leis que existam direcionem com propriedade para uma interligação entre eles.

  Um exemplo dessa situação foi o julgamento do famigerado “caso mensalão”, que se tornou popular no mandato do ex-presidente Lula, e que envolveu grande parte dos nomes importantes de seu partido político, o PT. Esse processo foi analisado no Supremo Tribunal Federal em plena época de eleição municipal sem dó de prejuízos eleitorais antecipados aos envolvidos.

   A corrupção política já virou uma característica inerente do povo brasileiro e que parece não ter meios eficientes de ser retrocedida. O grande problema é que as leis existem mas quando devem ser cumpridas o poder judiciário “lava as mãos” para uns, mas para outros as penas são ao rigor das palavras. A impunidade é um mal atual e notório.

   Uma solução para esse problema seria um fortalecimento das instituições públicas em geral, as tornando eficientes, fiscalizadoras e punitivas. O poder judiciário deveria ser exemplo para todos e ter a capacidade honrosa de exercer a justiça plena sem causar prejuízos, de acordo com segundas intenções que hoje são evidentes nas instituições desse poder apodrecido.

Dep. Fed. José Genoino/SP Condenado pelo STF 

P.s: este texto, é um capítulo de um artigo da disciplina "didática do ensino", da licenciatura em geografia pela UFPB, cujo título é "A realidade social, a alienação da mídia e a educação", que está disponibilizado na íntegra nesse link.





Nenhum comentário:

Postar um comentário