Páginas

sábado, 5 de abril de 2014

A cor da água e o céu azul

   Nós aprendemos na escola que a água (H20) é um elemento inodoro (sem cheiro), insípida (sem gosto) e incolor (sem cor), mas sempre nos perguntamos porque o mar e o rios são azuis, a resposta dos cientistas é que eles refletem o azul do céu, um equívoco iminente. A cor que nós enxergamos é o reflexo da luz na matéria, dependendo da composição de cada coisa. 


   O céu só é azul também por causa do H2O, existe muita umidade na atmosfera devido a evaporação da água por parte do sol daí se forma o ciclo das chuvas. O oxigênio presente na água reflete dentro do espectro de cores a cor azul, portanto podemos concluir que a água possui cor sim e essa cor é o azul. Alguém perguntaria: porque quando bebo um copo de água ela parece sem cor. Devido à baixa quantidade.


   O mar em algumas regiões é bem azul e transparente, em outras regiões é verde ou marrom, isso ocorre pois a grande energia gerada com a movimentação marítima desloca sedimentos e vegetais dando outras colorações. Isso mostra que as respostas para nossas perguntas muitas vezes estão mais próximas do que imaginamos e a natureza mesmo complexa, se explica.

Mar no Caribe

Nenhum comentário:

Postar um comentário